"Olá senhores, notei recentemente vários tópicos relacionados à dúvidas ou problemas referentes ao correto funcionamento dos equipamentos da linha airMAX AC. Muitos estão receosos, e alguns não obtiveram os resultados esperados. Pois bem, eu tomei a liberdade de traduzir um excelente post feito na comunidade global pelo usuário @eejimm no início deste ano. O Jim é um engenheiro que trabalha na área de telecomunicações há mais anos do que muitos por aqui tem de idade. Ele dedicou um bom tempo analisando e testando estes equipamentos, então ele sabe o que está falando.
É importante salientar, que as palavras abaixo não são minhas, mas de seus autores originais, e desta forma, caso discordem de algum ponto, ou mesmo tenham dúvidas, as mesmas podem ser endereçadas diretamente aos autores no tópico mencionado acima."
Título do tópico: Porque algumas pessoas não estão vendo grandes ganhos com os rádios AC.
Estou postando esta mensagem pois parece haver um grande mal entendido referente aos ganhos que podem ser obtidos ao se utilizar rádios AC(IEEE 802.11ac) SEM QUE AS COISAS SEJAM DEVIDAMENTE PROJETADAS PARA TAL. Infelizmente, eu vejo muitas pessoas não entendendo corretamente as diferenças existentes entre os rádios das linhas M e AC, e, desta forma, não enxergando os benefícios de seu uso.
Primeiro, você não pode violar as leis da física, independentemente do quanto você queira ou tente. Não pode mudar a lei de Shannon(Teorema Shannon-Hartley: https://en.wikipedia.org/wiki/Shannon–Hartley_theorem), ou como a informação é codificada e decodificada, ou ainda como a radiofrequência se propaga, etc. Você simplesmente não pode. E qualquer um que lhe diga algo diferente disso, está mentindo, ou não sabe do que está falando.
A intensidade de sinal mínima para se chegar à uma modulação MCS15 utilizando um rádio Rocket M5 é de -75dBm. Isso é o que a Ubiquiti informa, e também condiz com os testes que muitos de nós executamos. Nesse caso, assume-se que não há nenhum tipo de interferência, e o "noise floor"(ruído) é de aproximadamente -98dBm, resultando em um SNR(Signal to Noise Ratio, ou relação sinal-ruído) de 23dBm. Novamente, isto está de acordo com os cálculos teóricos, e também com as medições em laboratório. Então, se você tem um enlace que apresenta 23dBm de SNR, você poderá atingir a modulação MCS15, ou, mais ou menos 88Mbps de throughput(taxa de transferência), em uma única direção, utilizando um canal com largura de 20Mhz. No mundo real, o "noise floor" será diferente, e desta forma o sinal recebido terá que ser maior também, mas o SNR ainda precisa ser de 23dBm ou mais, ou então você não irá conseguir atingir MCS15.
No entanto, utilizando um rádio AC, a mesma intensidade de sinal(e portanto o mesmo SNR ou CINR) irá atingir uma modulação MCS14 apenas, com um throughput em torno de 104Mbps. Isso é um pouco melhor do que a Rocket M, mas não muito(estes são valores medidos em testes reais). Para atingir a taxa de transferência máxima que um rádio AC pode oferecer, você precisará de um CINR(SNR) de 31dBm ou mais, que te levaria a 135Mbps de taxa de transferência utilizando o mesmo canal de 20Mhz. Então você necessita de quase 10dBm a mais de sinal recebido para conseguir uma taxa de transferência superior. Novamente, as leis da física imperam aqui.
Então, se você apenas trocar um rádio da série M, por um da série AC, você verá um aumento na taxa de transferência? Se você tiver sinal suficiente, então sim, você verá. Mas eu tenho receio de que muitas pessoas irão substituir seus rádios pelos novos da série AC, em locais aonde mal se consegue um SNR de 23dBm no enlace(às vezes até menos que isso), e desta maneira, não se verá muito ganho com a troca.
Então, o que é que você tem que fazer? Primeiramente, você tem que observar como é que está o enlace, principalmente o SNR, antes de substituir qualquer equipamento. Cliente com sinal de -55dBm, e noise floor em -94dBm? Vá em frente, troque os rádios e as coisas devem funcionar corretamente. Enlace com apenas 23dBm de SNR? Você vai precisar aumentar o ganho das antenas em ambos os lados, ou não vai ter nenhum ganho real ao trocar os rádios. Não há saída, nem mágica neste caso. Então se você possui enlaces com qualidade de sinal ruim, você terá que melhorar esta questão, antes de substituir os rádios pelos respectivos modelos AC.
Este é um dos maiores mal entendidos referentes à enlaces de rádio em frequências licenciadas. As pessoas pensam que a mágica é que não há interferência, e de fato estão corretas até certo ponto. Mas estes enlaces frequentemente trabalham com uma intensidade de sinal que jamais poderíamos utilizar, como algo entre -30 e -40dBm. Isso lhes dá margens de desvanecimento(fade margins) muito maiores para trabalhar, e desta forma, um SNR tão alto permite criar um enlance muito mais resiliente. Margens de desvanecimento de 35dB ou mais não são incomuns, usando antenas de vários metros de diâmetro. Se você puder projetar seus enlaces desta maneira, as coisas dificilmente irão dar errado.
Jim
"E abaixo a primeira resposta ao tópico em questão, e um adendo às informações acima, feitos pelo colega @ClaudeSS"
Eu gostaria de adicionar duas coisas à esta excelente explicação.
1)Existe um ganho natural de eficiência com o uso dos equipamentos AC em relação aos da série M. O processador airMAX dedicado existente nos rádios AC reduz significativamente a sobrecarga, quando comparado aos rádios da série M. Então mesmo utilizando o mesmo sinal e modulação, existe um ganho em velocidade. Mas como o Jim gosta de dizer, para maximizar os ganhos, você deve projetar os enlaces da maneira correta.
2) Os novos e potentes rádios AC, como por exemplo as PBE 500AC, necessitam de um alinhamento muito mais preciso, ou você irá acabar com menos sinal do que um rádio com menos ganho da série M. Com uma nanostation, você pode "mirar" na direção estimada e pronto. Mas com uma nanobeam, ou powerbeam, você precisará de alinhamento e ajustes precisos, ou irá se perder do feixe principal, obtendo, assim, resultados inferiores. Os instaladores devem receber as informações referentes à qualidade de sinal esperada para um enlace, e também serem informados para não finalizar a instalação até que aqueles parâmetros tenham sido atingidos.
A grande maioria dos problemas que vi neste fórum são relacionados à um alinhamento muito mal feito.